domingo, 23 de agosto de 2009




DIÁRIO

A idéia do diário com a turma surgiu depois de ver o filme “Escritores da Liberdade”, onde com o passar do tempo os alunos vão se engajando em seus escritos diários.
O diário de nossa turma será escrito por todos, mas não ao mesmo tempo. Será diferente de autobiografias, memórias e outras parentes próximas do gênero.
Um diário é uma encenação, uma representação de si. Cada um será o personagem principal em seu dia de escrita no diário, e através desta escrita poderei ver além da ortografia, pois temos a tendência de escrever as coisas nem sempre como elas são, mas como as vemos. Poderei interagir de maneira real na vida de meus alunos se souber mais, além da sala de aula, sobre eles.
Creio que devo ponderar questões e situações do mundo real que afetam meus alunos e que colocam barreiras e criam problemas em sua aprendizagem. Não nos preocupando sinceramente uns com os outros, iniciando uma ação a partir das pessoas que nos são mais próximas e presentes, como poderemos imaginar que as questões globais da educação serão resolvidas?
Não tenho, no entanto, a utopia de crer que, através desta atividade didática resolverei totalmente os problemas educacionais de meus alunos, mas de alguma forma estarei contribuindo para a sua melhora.

4 comentários:

  1. Querida Bernardete,

    Só professores como vc, com real vocação, deveriam estar nas salas de aula.
    Parabéns por seu MARAVILHOSO trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Pare mim que sou educadora, é uma satisfação saber que existem pessoas como você que se preocupa com o futuro da nação.A educação se fás com:Açâo e Reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ter vc no meu quadro de funcionários.Parabéns! Bete,pelo seu belíssimo trabalho.Feliz 2011!E q outros tontos venhão ser publicados.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou professora, educadora, sinto uma grande satisfação ver que existem pessoas que faz este trabalho com amor, como eu faço. Sucesso em 2012!

    ResponderExcluir